GRUPO SENSUS NA ITÁLIA!!!!!!!!



O Grupo Sensus apresentou o espetáculo “Amazônia – A Roda dos Sonhos”, idealizado e dirigido pela atriz e diretora, Thereza Piffer, na Villa Giusti Del Giardino a convite da Accademia Mondiale della Poesia em Verona - Itália, no último dia 23 de março de 2009. No elenco estavam Carol Scavone, Jacyara Cardoso, Izabel Celano, Beto Oliveira, Dimas Campos, Tânia Andrade, Perla Frenda entre outros, contando com a produção executiva de Priscila De Mingo.
A apresentação do espetáculo teve duração de 50 minutos e contou com uma platéia lotada de importantes nomes da política e cultura italianas, dentre eles:
Dra Laura Troise- Secretária Geral Da Accademia Mondiale della Poesia; Prof. Nadir M. Aziza- Presidente da Accademia Mondiale della Poesia; Giusepe Saponara - viodeomaker; Ennio La Malfa- Presidente do Prêmio “ Um Bosco per Kyoto”; Antonio Miranda- Diretor da Biblioteca Nacional de Brasília; Monica Rubele- Jornalista da Rede RAI; Dr. Luigi Tuppini, Presidente da Accademia Filarmonica di Verona; Dr. Giordano Veronesi- Presidente Fondazione Verona per l’ Arena; Andrea Zanzoto- Poeta; Otavio Rossani- Poeta e jornalista do “Corrieri della Sera”; Dr Alberto De Lungo – Representante da FAO; Márcia Theóphilo – Poeta, Membra honorária da Accademia Mondiale della Poesia e indicada ao prêmio Nobel de Literatura, entre muitos outros. Após o espetáculo, a Accademia Mondiale della Poesia ofereceu um jantar com comidas típicas brasileiras que se estendeu até as 24h. A diretora Thereza Piffer já foi contactada para repetir o feito em 2010 e levar o novo espetáculo do Grupo Sensus à Itália na próxima edição da Giornata Mondiale della Poesia. Abaixo uma parte da crítica que o Grupo Sensus recebeu do Jornal "Corrieri della Sera", importante jornal de Milão.
Escrito por: Ottavio Rossana 23:00 Tags: água e ar, o espírito da floresta, palavras e dança :
"...A festa não foi só premiar os vencedores das duas competições realizadas pela Accademia poética , não foi apenas repetidas leituras de poemas de Márcia Théophilo feitas por diversos intelectuais em diferentes idiomas (Português, língua da poeta, italiana onde ela traduz os seus próprios poemas, Sueco, Inglês), mas também foi um espetáculo "único", feito na noite passada no esplêndido cenário da Villa Giusti, um grupo de atores / bailarinos vindos especialmente do Brasil. O seu nome é "Grupo Sensus", liderada pela sua criadora e diretora Thereza Piffer. Um grupo que tem uma vasta experiência na interpretação de uma forma de teatro "de poesia" ... O espetáculo ontem à noite, intitulado "Amazônia, a roda dos sonhos", simbolizava uma reunião em torno de uma fogueira impulsionada pelo sonhador da tribo da floresta. No dia seguinte, quando ele acorda, informa seus sonhos que nortearão a vida da aldeia. Durante o sonho o inconsciente está de volta, de volta para re visitar mitos pessoais e arquétipos. O espetáculo é feito através das palavras de alguns poemas de Márcia Théophilo, acompanhada de movimentos de dança, da recomposição dos desejos e comportamentos xamanísticos. A interpretação das condições da floresta, a vida das aves, a capacidade perceptiva do xamã (que, de alguma forma através dos poemas, é identificado com a autora). Realmente senti o domínio de como o "vaporoso" pode atingir de forma tátil, uma dimensão para o teatro, como o crítico Paul deto Lagazzi, analisou o espetáculo. No final do desempenho de seus poemas, Márcia disse à criadora Thereza Piffer : "Você entrou em meu coração. Meu coração está na floresta. Você entrou na floresta. Você, com sua voz e sua dança, você percebe o sentido profundo do meu poema". Um poema que quer salvar a Amazônia, retomar o que já se perdeu, e que pode ser corrigido com a vontade de todos para viver em um mundo honesto e limpo. Utopia? Talvez. Mas utopias, ainda que não totalmente realizadas, cada vez nos fazem mudar o destino da humanidade. "

Comentários

  1. Esta caminhada como artista/ator, nos ensina... nos molda em cada respiração, como se me cada momento fossemos lapidados para nos tornarmos um melhor ser humano, assim dignificados a nos tornarmos prontos a nos espelharmos... nos palcos, nas palavras, nos toques, no outro... neste momento o Sensus torna-se mais do que um grupo... mais do que um nome... mais do que palavras... é sopro, é vida... um demiurgo que emerge das palavras e atinge a alma... um outro Sensus.

    Bellissimo Blog... nosso espacinho!!!rs
    Beijão a todos
    Di Campos

    ResponderExcluir
  2. Sensações... Essa é a palavra que me vem a mente quando penso em tudo que esse Grupo e a criadora dele, já me proporcionaram... Um olhar diferente sobre o delicado, sobre o mundo, sobre o teatro... Um olhar de cuidado, de vida, de possibilidades... A poesia utilizada, a poesia que é em si o Sensus...
    Eu me sinto feliz, realizada, vendo cada pedacinho do espetáculo que ajudei a levantar, tão reconhecido, sou feliz por entender que na vida tudo passa... E o que fica realmente é a amizade, a força, o trabalho, a dedicação, os sonhos que são sonhados tão delicadamente e cumpridos e concretizados... Sou feliz por ter em mim a marca de um olhar que é transformador... Que bom seria se todos entendessem a força desse olhar...
    E que essa critica positiva seja mais, muito mais do que uma leveza na alma, um desejo de missão mais do que cumprida... Que essa critica seja o entendimento para todos que com muito trabalho e amor chegamos na Itália, na Europa e principalmente no coração das pessoas...
    Eu amo o que faço e amo tudo, absolutamente tudo que engloba essa idéia intitulada Grupo Sensus...

    ResponderExcluir
  3. "Criaturas de todas as raças e cores trazendo nos corpos céus, florestas e rios"
    É fantástico estar do outro lado do mundo compartilhando através da arte linguagens, tradições, traços de comportamento e entrando em contato com aspectos de outras culturas. Isso só amadurece e enriquece os referenciais de cada um e valoriza o ego (no bom sentido).
    Tô feliz...

    ResponderExcluir

Postar um comentário