Por vezes, atrás de nós, há um ruído insistente. Vamos por uma rua, estamos sentados na gare dum aeroporto, num café pouco frequentado, acabamos de nos levantar do banco de um jardim numa cidade estrangeira onde nos encontramos absolutamente sós ou, então, numa taberna de uma pequena estância balnear que visitamos pela primeira vez.

O ruído pode ser o de uma ferramenta manejada por um operário desconhecido, um animal enclausurado que forceja por se escapulir, uma qualquer máquina de que jamais veremos os contornos, o assobio intermitente de uma sirene de oficina ou de embarcação. Mais raramente, gritos abafados – que não identificamos ou que não sabemos de onde vêm.

Quem se esqueceu, quem pode olvidar a sensação de surpresa, de estranheza, de arrepio que esse barulho, quebrando a naturalidade do fragmento de cotidiano, despertou em nós?

Frequentemente, os poemas de certos autores são também assim: arrastam, suspendem, distorcem por um breve instante o mundo em que nos fixáramos, no qual excursionávamos ou que nos preparávamos para ocupar. São inquietantes, nostálgicos, palpitantes e, se nos sugestionam como a súbita aparição de uma paisagem desconhecida mas reconhecível, também criam em nós uma espécie de encantamento provocado por misteriosos filtros ou poções de secreta proveniência.

E afinal, para maior maravilha, tudo se passa no cotidiano. Tudo se revela, existe, projeta e vive a partir desse dia-a-dia em que as pessoas viajam, deambulam e se relacionam como se o fizessem num universo penoso ou fecundado pela alegria. Um universo concreto, onde existem sombras e luz.

Depois, tudo começa a existir nos livros e em nós enquanto leitores: de repente os poemas passam a pertencer-nos, tal como as visões das maiores aventuras que eles transportam. E, mais e melhor, afinal somos donos dos livros, essas máquinas de imaginar que a cada instante traçam no espaço rotas atemporais. Como num sonho (melhor, na realidade) somos habitantes dum país encantado, porque também as palavras que formam os versos, matéria aparentemente volátil, passam a ser tão nossas como um coração, um braço, as artérias ou a mão alucinada com que erguemos os sinais tempestuosos.

Nicolau Saião

Comentários

  1. Ao elenco de "Amazônia, a roda dos sonhos": Imagino que hoje para alguns foi despedida... para outros recomeço, para uns pausa... para mim... emoção de ver mais uma etapa vencida. Mais uma temporada concluída!!!
    Obrigada. Que essas palavras/poemas que agora são "seus" tenham lhes trazido PRAZER... o prazer de ser artista e de interpretá-las...é só o que interessa!
    Até um dia, para quem fica...
    Até já, para os que seguem...
    e mais uma vez , Obrigada !
    Thereza Piffer

    ResponderExcluir
  2. Uma idéia dessas... Um grupo que sente, pulsa, pulsa, pulsa a poesia... Simples, delicado, sutil... Sensações, Palavras, lugares... que se confundem com... Silêncio... Olhares internos, surpresas... Sonhos, lembranças, perfumes guardados... O universo vivo de cada um... Cuidado, carinho, o toque que toca, o toque que vibra, o toque que perdura... O toque que enfeitiça, o toque que inebria, o toque que ilumina... Parte de mim...

    ResponderExcluir

Postar um comentário